15 março 2010
G1 (site da globo) testa controle que leva movimentos do Wii para jogos do PlayStation 3
O grande sucesso do Wii na indústria de games certamente incomodou a Sony. A maior prova disso é que sua resposta para um controle sensível a movimentos para o PlayStation 3 se parece muito com o produto da Nintendo.
Porém, sem parecer se preocupar com as críticas, a companhia apresentou o joystick PS Move nesta quarta-feira (10), durante evento realizado na Game Developers Conference (GDC). O G1 esteve no local e testou o controle que traz jogos voltados para o público casual.
Antes chamado de Sony Wand e de Sony Arc, o PS Move lembra bastante o produto da empresa rival. Ele é pequeno, leve, cabe confortavelmente na mão e consegue capturar mais movimentos e com maior precisão do que o controle Wii Remote. O segredo está na combinação do joystick com a câmera do videogame, a EyeToy, fazendo com que tudo o que o jogador faça em um espaço de três dimensões seja capturado e levado para dentro do jogo.
O PS Move apresenta um botão de gatilho, utilizado para games de tiro, e um botão central, que é usado para quase todas as ações. Os comandos clássicos do PS3, o Quadrado, o Círculo, o Triângulo e o X também estão presentes, embora nos jogos apresentados eles não tivessem função. Em uma das pontas, o PS Move apresenta uma bolinha, que permite à câmera EyeToy capturar os movimentos.
Conforme o game, o modo em que o controle que é usado e o número de jogadores, a bolinha muda de cor. Ele tem ainda um giroscópio, um acelerômetro de três eixos e um sensor de campo magnético. Com isso, o PS Move capta dos movimentos mais lentos aos mais rápidos.
Uma extensão do PS Move também foi apresentada. Assim como o Wii tem o seu Nunchuk, a Sony tem o Subcontroller. Ele possui uma alavanca analógica, um direcional digital, dois botões no topo e os quatro comandos clássicos do PS3, como no PS Move. Os dois joysticks se comunicam entre si e com o console por meio de Bluetooth, sem a necessidade de fios. Eles têm uma bateria interna recarregável, evitando o uso de pilhas. O Subcontroller também tem um sensor de movimentos preciso, que terá uma função em alguns games.
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